O Evento - I Simpósio


O Serviço Florestal Brasileiro em parceria com a Embrapa Florestas e com recursos do Projeto GEF de Apoio ao IFN, realizou o I Simpósio Nacional de Inventário Florestal. O evento ocorreu entre os dias 26 e 28 de novembro de 2012, em Natal, Rio Grande do Norte e contou com cerca de 90 participantes de instituições envolvidas com inventários florestais de todas as regiões do país e também com a participação de técnicos da FAO-Roma.

Os objetivos do Simpósio foram acompanhar e discutir tecnicamente os processos de execução do Inventário Florestal Nacional, por meio da troca de experiências na implementação do projeto, assim como na aplicação de seus resultados na formulação de outros projetos e de políticas públicas.

O I Simpósio Nacional de Inventário Florestal foi estruturado em painéis temáticos para apresentar e discutir as etapas do Inventário Florestal Nacional – IFN já implementadas em campo, em planejamento, com metodologias ainda em desenvolvimento e em processo de validação; e também pontuar as principais dificuldades, aprendizados no processo e identificação das grandes lacunas.

O Inventário Florestal Nacional apresenta alto grau de complexidade, pois foi proposto com o desafio de compatibilizar variáveis tradicionais com as demandas mais atuais da sociedade (biodiversidade, carbono, percepções da floresta, análise da paisagem, etc).

Por esse motivo, esse evento teve como objetivos:
          Discutir os aspectos metodológicos e resultados alcançados;
          Informar a fase de implementação dos programas e projetos associados;
          Identificar prioridades de pesquisa para o IFN;


Nesse primeiro Simpósio também foi estabelecida uma comissão técnica tendo como principal tarefa, planejar e operacionalizar a realização do II Simpósio Nacional de Inventário Florestal, ocasião em que os entes envolvidos compartilharão experiências sobre a execução de inventários florestais no Brasil."


Apresentações - Material para Download